15 de setembro de 2010

Suficiente é suficiente

“Aquele que pensa que é suficiente terá sempre o suficiente” Lao Tseu

A sobriedade é uma maneira de viver inteligente, simples mas também elegante e resume-se nesta palavra mágica “suficiente”.
Com uma definição pessoal do que representa o suficiente, ficamos felizes. Suficiente para viver, suficiente para comer, suficiente para estar contente… É fácil constatar que nunca se tem o suficiente, quando se tenta satisfazer todas as necessidades.
Viver entre a serenidade e a intensidade, é o essencial.
Quando desligamos das coisas, conseguimos desligar-nos das pessoas e dos maus princípios. E isso torna-nos mais adaptáveis às coisas exteriores, aceitando e recebendo tudo com alegria.
É quando tudo foi abandonado e rejeitado do interior, que deixa de haver ligações e assim, cada acção pode então ser ditada pelas circunstâncias.

O ideal seria ñ ligarmo-nos a nada e não sermos dependentes de ninguém. O que temos a perder não interessa tanto como o que temos a ganhar. Podemos atingir o nosso objectivo trabalhando sobre o essencial, o belo e o que nos dá prazer.

1 comentário:

  1. Identifiquei algumas situações da minha vida em que senti que não adiantava exigir muito e com muita estratégia e cinismo à mistura esforçei-me pelo suficiente e de facto sentia-me mais leve, mais desligada, fazia o que tinha a fazer da melhor maneira que conseguia e podia.
    Eu sei que não se acerta à primeira e o facto de conseguir agir assim durante algum tempo não significa que consiga sempre. Mas a verdade é que esse suficiente impede pequenos grandes voos. E dou por mim a exigir mas sem demonstrar. A frustração vai aumentando e com ela o mau humor.
    Mais uma vez a decisão: viver contra uma situação que dificilmente vai mudar mas com a esperança que o bando voe alto ou resignar a um voo suficiente? O ideal seria mesmo não me ligar e fazer o essencial conforme dizes mas...

    bjs

    ResponderEliminar