Que razões têm os cépticos para duvidar?
A primeira diz respeito aos diferentes modos como os seres vivos consideram o prazer e a dor, o bem e o mal (...).
A segunda diz respeito ás formas da natureza humana e à diversidade de temperamentos. Um encontra o seu prazer na medicina, outro na agricultura, um terceiro na engenharia. O que aborrece uns serve aos outros. Assim é preciso duvidar.
A terceira espécie diz respeito à diferença de sensações. A maçã é verde para a vista, doce para o gosto, mas com um perfume muito vivo para o olfacto. A mesma coisa é vista de maneira diferente segundo o espelho q é olhada. Resulta daí que ela ñ tem mais uma forma do que outra.
A quarta espécie diz respeito à perpetua mudança das afecções, de que são exemplos: a saúde, a doença, a alegria, a tristeza, a juventude, a velhice, a coragem, o medo...As coisas parecem-nos, cm efeito, diferentes, consoante a disposição em que estamos no momento em que as percebemos.
A quinta respeita ás instituições, ás leis, tratados e dogmas... Porque o q parece justo para uns parece indecoroso para outros... Nem todos os povos crêem nos mesmos deuses. Uns acreditam na providência, outros não. Os egípcios embalsamavam os seus mortos, os romanos queimavam-nos e outros lançavam-nos ao rio. Assim, é preciso duvidar da verdade.
Olá!
ResponderEliminarEstou óptima e tu?
Escolhi Economia.
A dúvida é a única coisa que te dá alento para querer saber mais. É bom sermos um bocadinho cépticos de vez em quando.
Beijinho