4 de julho de 2010

Fragmentos mutáveis

Surpreendo-me a cada dia que passa, julguei ser um género d pessoa, e vim a descobrir q afinal, até o nosso Ser pode ser subjectivo, alterável e completamente instável.

Todos os dias nós absorvemos informação, aprendemos com os erros, conhecemos novas pessoas, experimentamos novas sensações e obtemos diferentes sentimentos.
Somos portanto um Ser mutável a cada hora q passa.
Resumimos toda esta mudança ao dizer q adquirimos “experiencia de vida”, mas será q existe algo q perdure, mediante todas estas alterações?

Alguns diriam q são os valores q perduram, outros que é o carácter, alguns insistem na personalidade e outros apenas afirmam q são as convicções.

Pois bem, para mim tudo é alterável, temos características próprias, é certo, as quais podemos chamar d personalidade, mas para mim até algumas dessas características podem ser alteradas mediante aquilo q experimentamos ou passamos na vida.
Os valores e a capacidade d analise sobre a justiça, também podem ser alterados. Sou capaz d dizer q d todos estes aspectos, aquele q se calhar é mais difícil d mudar são os valores, por serem algo q nos é imposto desde nascença e por ser algo q nos possibilita viver em sociedade. Mas a capacidade d dizermos s algo é justo ou ñ, já será mt mais complexo e completamente subjectivo. Não podemos rotular o nosso carácter como justo, porque ao estarmos a ser justos num lado, se calhar estamos a ser injustos no outro.

Concluo então que tudo muda, nós mudamos a cada hora, crescemos a cada hora, vivemos a cada hora, aprendemos a cada hora, por isso, o que sou hoje, posso ñ o ser amanhã...
Eu ñ sei o como sou, mas sei q sou aquilo q os meus actos indicam.

3 comentários:

  1. Quando agimos contra os nós principios e valores? Mudamos ou adaptamos. Tudo é subjectivo sim. Se algo se mantém? Acredito que quem realmente és acaba por prevalecer, os valores falam mais alto. As nossas prioridades vão mudando. Por vezes o caminho faz-se curva contra curva, subidas e descidas até vermos uma linha recta quando nos conciliamos connosco, com o nosso eu. Assim espero ;)

    ResponderEliminar
  2. O problema é quando de repente começamos a questinar tudo, qdo as coisas q nos faziam sentido, perdem-no perante certas situações... Aquilo em que acreditamos começa a ser questionado, as experiencias q obtemos na vida acabam por nos indicar q afinal ser a pessoa correcta, a pessoa cheia de valores e convicções, a pessoa justa, acaba por ser semp aquela q sofre mais. Vamos enfrentar a realidade! o Mundo está completamente ao contrário! Por isso a cada dia q passa, temos que nos adaptar e acordar para a realidade, aprender com os erros e exeperiencias e tudo isso pode mudar uma pessoa.

    ResponderEliminar
  3. será aquela que sofre mais pq espera o mm dos outros e desilude-se? Damos pq temos realmente bom carácter e formação ou pq apenas queremos receber o mesmo de volta? Esta é 1 questão que me surge muitas, muitas vezes?
    Mudamos pq aprendemos a exprimir melhor, a exigir melhor, a defendermo-nos melhor. Será que isso nos torna uma pior pessoa? Sim e não? Uma das verdades que aprendi nos ultimos anos é que anda meio mundo a tentar enganar outro meio mundo.Qual prevalecerá? Já viste a quantidade de perguntas que nos surgem? Pensamos demasiado? Eu sei que penso mas não sei ser diferente mas sinto-me cada vez mais rendida.

    ResponderEliminar